quarta-feira, setembro 21, 2011


O perigo do jejum antes de praticar exercícios físicos

5
Não vou mentir: Eu sempre achei que quando um exercício é praticado quando estou de jejum, eu poderia emagrecer mais rápido. Antes, eu usava essa tática: Ia pra academia/caminhar/qualquer outra atividade com fome, sem fazer ao menos um lanche antes... Mas, com a ajuda do sr. google, descobri que isso é errado e ao invés de me ajudar a emagrecer, pode fazer eu até passar mal. 
Muitas pessoas podem achar isso também, então trouxe aqui uma pequena matéria sobre o assunto:

O perigo do jejum antes de praticar exercícios físicos

Ir para academia, caminhar ou qualquer atividade física sem uma alimentação adequada, pode ser perigoso
Não é muito difícil alguém dizer que acorda e vai para academia sem tomar café da manhã, ou que depois de um dia de trabalho vai praticar exercícios sem comer nada. Isso geralmente acontece por falta de tempo, por não ter se programado ou com a intenção de queimar mais calorias e emagrecer mais rápido.

Mais sabia que para ter um bom desempenho na prática de exercícios, e em conseqüência queimar gordura corporal é essencial ter se alimentado de forma adequada antes de praticar exercícios? Ficar um longo período sem se alimentar pode resultar em vários sintomas desagradáveis, como: raciocínio confuso, cansaço, dores de cabeça, tontura, etc.

São sintomas relacionados ao processo de hipoglicemia, isto é, a queda da glicose na corrente sanguínea.
Durante o exercício há um aumento do gasto energético e ocorre uma alteração no metabolismo. Se você estiver sem comer ha muito tempo ocorre a queda da glicemia, então o organismo começa a usar a proteína como fonte de energia, e dessa forma você perde massa magra (massa muscular). 


O seu rendimento também cai muito, você se sente cansado, não tendo o mesmo desempenho que teria se estivesse se alimentado corretamente. 


Quem pratica exercícios de manhã e não realiza o café da manhã ficará facilmente mais de dez horas em jejum. Isso pode favorecer o aparecimento de infecções, já que o organismo está debilitado devido à falta de nutrientes.

O ideal é consumir pelo menos uma fonte de carboidrato (pão, fruta, barra de cereais, aveia, torrada) uma a duas horas antes dos exercícios. Caso a refeição anterior for o café da manhã, almoço ou jantar é importante fazer uma refeição balanceada, com mais grupos alimentares.

____________________________________________________________

Legal né? Quero ver todo mundo indo fazer exercícios físicos de bem com a vida. Ajuda muito a emagrecer, sem contar os demais benefícios que traz para nosso corpo e mente! 

MUITO obrigado por todos os comentários de felicidade no meu último post sobre meu novo peso.. Muito obrigado! Eu não conseguiria sem o apoio direto e indireto de vocês!
Agora, vou visitar todaaaaaas! Bjoo!


5 comentários:

Bia disse...

Parabéns, Carol, pela eliminação da semana. Muito bom, eliminou bastante. Continue firme!!!
Beijos

Estrela disse...

Oi lindona!
Realmente muito arriscado fazer AF sem se alimentar, perder músculos ninguém quer não é mesmo! Vamos caprichar na alimentação saudável sempre.
Bjos.

Quem acredita, sempre alcança!! disse...

Oie!
é assim mesmo, queremos acelerar nosso processo de emagrecimento, e acabamos fazendo "caquinhas" rsrs
além de queimar massa muscular ao invés de gordura!que é o que nós realmente interessa...

valeu pela dica ;)

beijokas

Maria disse...

PARABENS PELO BLOG, MUITO LINDO E INFORMATIVO, ESTOU TE SEGUINDO!

UM GRANDE ABRAÇO, BJOS

Bruh disse...

tanto comer de menos como comer demais antes do treino podem causar problemas. o segredo eh moderação. bjus, flor!

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Seu comentário é muito importante pra mim! Logo retribuirei a visitinha! Bjo :*